terça-feira, 5 de junho de 2007

Neutralização

A neutralização é uma espécie de compensaçãopara tornar a poluição mais aceitável. Para cada tonelada de dióxido de carbono que seu carro, sua fábrica ou seu avião emitirem, você encarrega uma ong ou uma empresa de plantar árvores em números suficientes para absorver o gás emitido.

COMO SE CALCULA?

Foi criado um fator de emissão de carbono, índice que calcula o dióxido de carbono posto em circulação para cada atividade. Esse fator é multiplicado pelo consumo de energia elétrica ou litros de combustíveis fósseis. O resultado é convertido em árvores de acordo com o tipo de floresta. No caso da mata atlântica, uma árvore absorve 250 kg de dióxido de carbono.

MAS QUAL É A REAL EFICÁCIA DA NEUTRALIZAÇÃO ?


Para alguns cientistas, ela é apenas a materialização do sonho quintessencial do politicamente correto acomodado: nenhum hábito de produção e consumo precisa ser mudado, desde que plantem algumas dezenas de mudas. Com a neutralização, a poluição torna-se moralmente permitida ou pelo menos mais aceitável.
Além disso, ainda que as árvores novas funcionem como filtros, tirando o dióxido de carbono, calcula-se que seria preciso cobrir com elas, cada metro quadrado de toda a superfície do planeta para neutralizar o excesso de dióxido de carbono acumulado na atmosfera.

2 comentários:

Anônimo disse...

visita el blog ecológico:

blog-verde-09.blogspot.com

joão disse...

visita ai

www.acaoecologia.blogspot.com